segunda-feira, 7 de julho de 2025
Comunicado do MCATA: Afogar touros como diversão na ilha Terceira
Afogar touros como diversão na ilha Terceira
A fatídica morte dum touro afogado no Porto Judeu, Angra do Heroísmo, no passado 30 de Junho, não é um caso isolado. Algumas das touradas à corda realizadas na ilha Terceira têm como principal propósito empurrar, fazer cair ou atirar o touro para o mar. Todos os anos realizam-se touradas deste tipo em lugares como o Porto das Pipas, Porto Martins, São Mateus ou, como neste caso, Porto Judeu, onde ainda estão previstas, pelo menos, três touradas mais deste tipo no mês de Julho e outra, que é considerada tradicional, no mês de Agosto.
A grande diversão neste tipo de touradas é ver como, depois de acossado e empurrado para o mar, o animal tenta sair angustiosamente da água. E, mesmo nesses momentos de aflição, o acosso e os abusos contra o animal não cessam. O realmente decepcionante para o público que assiste a estas touradas é, claro, quando o animal morre afogado, acabando assim com a diversão. Mas não é nada de grave, pois há sempre mais touros para empurrar para o mar.
Mesmo quando as touradas à corda são realizadas bem longe do mar a morte dos touros não é nada rara. E são bastante frequentes para os animais todo o tipo de lesões, ossos e hastes partidas. Por exemplo, há dois anos morreram quatro dos touros utilizados numa tourada à corda na Agualva, um deles no próprio local e três sacrificados posteriormente devido aos graves ferimentos. E neste mesmo lugar outro touro morreu também no passado ano em idênticas circunstâncias.
Olhando para tantas mortes cruéis e absurdas de animais, só por pura diversão, a grande decepção da generalidade do povo açoriano é com as autoridades que licenciam estes actos vergonhosos e com um público, vítima duma permanente deseducação, particularmente na ilha Terceira, que assiste a eles e parece encontrar prazer no sofrimento dos animais.
----------
Comunicado do
Movimento Cívico Abolicionista da Tauromaquia nos Açores (MCATA)
http://iniciativa-de-cidadaos.blogspot.pt/
07/07/2025
Subscrever:
Mensagens (Atom)