sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Comunicado MCATA: Basta de dinheiros públicos para fomentar a tortura de animais nos Açores




Basta de dinheiros públicos para fomentar a tortura de animais nos Açores

O Movimento Cívico Abolicionista da Tauromaquia nos Açores (MCATA) congratula-se com a forte mobilização social surgida na sequência desta nova e vergonhosa tentativa de legalizar, nos Açores, a barbaridade que é a “sorte de varas”.

O MCATA, que se opõe a todas as formas de maltrato animal, relembra que a Tertúlia Tauromáquica Terceirense, a principal organizadora desta tentativa, recebeu por parte do Governo Regional dos Açores um subsídio de 135 mil euros nos últimos três anos para organizar os dois denominados “Fórum mundial de cultura taurina”, sendo que em 2012, no âmbito do referido evento, realizou-se um espetáculo de "sorte de varas” à vista de todos, como pode ser constatado através de registos fotográficos (ver aqui: http://iniciativa-de-cidadaos.blogspot.pt/p/sorte-de-varas.html).

A realização desta prática ilegal ficou totalmente impune, apesar dos numerosos protestos, realizados até na própria Assembleia Legislativa Regional dos Açores. Esta ilegalidade não mereceu até agora nenhum tipo de desculpa por parte dos organizadores, nem, também, não mereceu nenhuma explicação por parte do Governo Regional dos Açores, que dois anos mais tarde voltou a atribuir um volumoso subsídio aos mesmos organizadores para a realização dum novo “Fórum”.

O MCATA quer também salientar que a recente tentativa de legalizar a “sorte de varas” tem o importante apoio das Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Santa Cruz da Graciosa.

Todos os anos estas autarquias desperdiçam grandes quantidades de dinheiro para financiar as sangrentas touradas de praça. No presente ano, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo vai atribuir à Feira Taurina de São João, organizada pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense, a quantia de 100 mil euros. E uma quantidade que não deverá ficar muito longe da mencionada será gasta também pelas outras duas autarquias em mais corridas de touros.

Os cidadãos açorianos perguntam-se até quando o dinheiro dos nossos impostos vai continuar a ser desviado para financiar a tortura de animais e para encher o bolso dos seus torturadores. Até quando o Governo Regional dos Açores e algumas autarquias vão continuar a apoiar e financiar espetáculos de sofrimento e de dor, onde se maltratam cruelmente animais inocentes.


Comunicado do
Movimento Cívico Abolicionista da Tauromaquia nos Açores (MCATA)
13/02/2015



Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: Comentários com conteúdo ofensivo e de teor preconceituoso serão eliminados