Touradas e infância nos Açores



CRIANÇAS NAS TOURADAS DE PRAÇA

FESTAS SANJOANINAS
Angra do Heroísmo (Terceira)


2024
Festas Sanjoaninas de 2024

2017 - 18
Festas Sanjoaninas de 2017-18

2016
Festas Sanjoaninas de 2016

2015
Festas Sanjoaninas de 2015

2014
Festas Sanjoaninas de 2014

2013
Festas Sanjoaninas de 2013

2012
Festas Sanjoaninas de 2012


OUTRAS FESTAS

Crianças nas touradas de praça


CRIANÇAS NA ARENA

Crianças na arena



CRIANÇAS NAS TOURADAS À CORDA

Crianças nas touradas à corda





O Comité dos Direitos das Crianças da ONU reconhece que a tauromaquia é um espectáculo violento que coloca em risco a saúde física e mental das crianças que assistem ou participam nela.

São conhecidos vários estudos realizados por psicólogos de diferentes países que alertam para os riscos existentes para a saúde mental das crianças que são obrigadas a assistir à violência dos espectáculos tauromáquicos. Podemos citar, por exemplo, os estudos do Dr. Jean-Paul Richier, que recentemente enviou ao presidente do governo dos Açores e à Assembleia Regional uma carta alertando para esses perigos.

O MCATA quer alertar para a grave situação de desrespeito pelos direitos das crianças que se vive repetidamente na ilha Terceira. Ano após ano, durante as Sanjoaninas é organizada, na praça de touros, uma “tourada para crianças”, espectáculo sangrento onde os touros são submetidos à tortura das bandarilhas e onde participam crianças em contacto directo com os mesmos. Também é organizada na rua uma “espera de gado para crianças”, onde estas são expostas a um evidente perigo físico. Além do referido, é ainda possível verificar em todas as touradas organizadas na ilha Terceira a presença ilegal de crianças menores de doze anos entre os espectadores, chegando-se ao cúmulo de, em algumas touradas, ser oferecida a entrada gratuita aos menores de dez anos.