sexta-feira, 13 de junho de 2014

APELO - Tourada nas Furnas



Urgente! Está anunciada para hoje a realização duma tourada à corda nas Furnas, São Miguel, onde nunca houve touradas.

Escreva para a Câmara Municipal da Povoação e a Junta de Freguesia das Furnas. Também para o Terra Nostra Garden Hotel e o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas.

PARA:
geral@cm-povoacao.pt
geral@jffurnas.com

CC:
terra.nostra@bensaude.pt
pnsmiguel.cmif@azores.gov.pt

CCO:
mcatacores@gmail.com

---------------------------------------

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Povoação
Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia das Furnas


O Vale das Furnas é um dos ex-libris turísticos da ilha de São Miguel e dos Açores, tendo vindo a ser cada vez mais conhecido internacionalmente pelos seus incomparáveis valores naturais e pela riqueza do seu património, que felizmente têm sido objecto duma intensa promoção turística nos últimos anos. Assim, locais como o Parque Terra Nostra, as inúmeras nascentes termais ou a Lagoa das Furnas são conhecidas referências no contexto do turismo de natureza da região.

No entanto, esta imagem do Vale das Furnas como um paraíso idílico, como uma das mais belas localidades do arquipélago açoriano, pode ir facilmente por água abaixo se não forem travadas iniciativas que, pretendendo introduzir costumes e tradições alheias, acabarão por suscitar com certeza o repúdio generalizado dos turistas estrangeiros e também dos próprios micaelenses que até agora procuraram nas Furnas o seu pequeno paraíso natural.

Assim, foi com enorme surpresa que vi anunciada a realização duma tourada à corda na zona das Queimadas, a realizar neste dia 13 de Junho, às 20h, organizada pelo “Império da Santíssima Trindade”.

Considero que estes costumes bárbaros baseados no maltrato animal e importados agora de outras ilhas são totalmente incompatíveis com o desenvolvimento dum turismo de natureza. E são também totalmente incompatíveis com um município moderno que tem baseado até agora a sua estratégia turística no respeito pela natureza, pelo ambiente e pelos animais.

Se este espectáculo chegar a realizar-se não duvidem que os turistas estrangeiros e muitos turistas micaelenses começarão a evitar visitar o Vale das Furnas. De nada hão de servir então todas as melhoras ou investimentos realizados nos hotéis, nas termas, nos centros de interpretação ou no comércio local.

Também não duvidem que no sucessivo eu próprio evitarei visitar o Vale das Furnas, evitarei a sua até agora excelente oferta hoteleira e de restauração, evitarei consumir no comércio local, evitarei frequentar as suas termas, evitarei visitar magníficos eventos como a exposição de camélias e evitarei visitar os seus centros de interpretação.

Assim, venho apelar a V. Ex.ª para que seja retirada imediatamente a licença municipal e evitada a realização deste evento.

Com os melhores cumprimentos

(Nome, Localidade)

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: Comentários com conteúdo ofensivo e de teor preconceituoso serão eliminados