segunda-feira, 7 de julho de 2025
Comunicado do MCATA: Afogar touros como diversão na ilha Terceira
Afogar touros como diversão na ilha Terceira
A fatídica morte dum touro afogado no Porto Judeu, Angra do Heroísmo, no passado 30 de Junho, não é um caso isolado. Algumas das touradas à corda realizadas na ilha Terceira têm como principal propósito empurrar, fazer cair ou atirar o touro para o mar. Todos os anos realizam-se touradas deste tipo em lugares como o Porto das Pipas, Porto Martins, São Mateus ou, como neste caso, Porto Judeu, onde ainda estão previstas, pelo menos, três touradas mais deste tipo no mês de Julho e outra, que é considerada tradicional, no mês de Agosto.
A grande diversão neste tipo de touradas é ver como, depois de acossado e empurrado para o mar, o animal tenta sair angustiosamente da água. E, mesmo nesses momentos de aflição, o acosso e os abusos contra o animal não cessam. O realmente decepcionante para o público que assiste a estas touradas é, claro, quando o animal morre afogado, acabando assim com a diversão. Mas não é nada de grave, pois há sempre mais touros para empurrar para o mar.
Mesmo quando as touradas à corda são realizadas bem longe do mar a morte dos touros não é nada rara. E são bastante frequentes para os animais todo o tipo de lesões, ossos e hastes partidas. Por exemplo, há dois anos morreram quatro dos touros utilizados numa tourada à corda na Agualva, um deles no próprio local e três sacrificados posteriormente devido aos graves ferimentos. E neste mesmo lugar outro touro morreu também no passado ano em idênticas circunstâncias.
Olhando para tantas mortes cruéis e absurdas de animais, só por pura diversão, a grande decepção da generalidade do povo açoriano é com as autoridades que licenciam estes actos vergonhosos e com um público, vítima duma permanente deseducação, particularmente na ilha Terceira, que assiste a eles e parece encontrar prazer no sofrimento dos animais.
----------
Comunicado do
Movimento Cívico Abolicionista da Tauromaquia nos Açores (MCATA)
http://iniciativa-de-cidadaos.blogspot.pt/
07/07/2025
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Que coisa horrível!
ResponderEliminarBESTAS!!! QUE PAGUEM A FACTURA DO MAL QUE FAZEM 7 VEZES EM RETORNO. LADÕES DE OXIGÉNIO
ResponderEliminarAbominável actos com tanta crueldade no sofrimento de um animal que não se pode defender...
ResponderEliminarPor que não fazer o mesmo aos intervenientes???
Que mauu
ResponderEliminarTristeza. Morte não é diversão, sofrimento também não. Como podem apreciar este horror? Por ser um touro? E se fosse um ser humano!?... Não tem justificação!...
ResponderEliminarBESTAS
ResponderEliminarEra fazer-lhes o mesmo a ver se gostavam. Desperdício de oxigénio com esta gentalha.
ResponderEliminarQue grande tristeza… Torturar por prazer, porquê esta cultura de dor e sofrimento destes seres fabulosos que merecem viver o seu dia a dia em Paz❣️
ResponderEliminarÉ muito importante mudar estás mentalidades da Idade média .
Quando a morte e o sofrimento é apelidada de cultura, tradição, espetáculo...o ser humano deixa de ser racional, para ser a pior das bestas no mundo animal....nenhuma tradição deveria ser permitida com o sofrimento daqueles que não se podem defender!!!
ResponderEliminarIsto uma vergonha
ResponderEliminarEra acabar com touradas
ResponderEliminarFaça-se um abaixo assinado, caramba!
ResponderEliminarSeres humanos são horríveis
ResponderEliminarCambada de nojentos
ResponderEliminarEstupidez és estupidez ao mais alto nível. As autoridades dessa localidade k educação teem? Gente malvada. Pensei k eram mais evoluídos. Gente com mentalidade retrógrada. E teimam em permanecer assim. Onde andam as associações da defesa dos animais? Cresçam. Mentalidades tacanhas
ResponderEliminarAinda não saíram da toca. Cavernícolas.
EliminarNojo de gente que se diz humano
EliminarPq não se faz uma petição para acabar com as touradas ??
ResponderEliminarQue notícia falsa... foi a primeira vez que um toiro se afogou aqui na ilha e outra, ninguém o empurrou... enfim , querem acabar com as touradas mas nós Terceirenses não vamos deixar!
ResponderEliminarEsta’s pessoas estao aki a comentar e nao sabem o ke estao a dizer
EliminarRealmente uma vergonha divertirem se com o sofrimento dum animal inocente, tanta tourada metem nojo… falta de trabalho nessa Ilha e muita falta de respeito aos animais já é tempo de tomarem vergonha na cara e deixar os touros no mato
ResponderEliminarPobres animais, onde anda a proteçao dos animais ?
ResponderEliminarPalhaçada é esses burros do caralho que vem pra qui comentar e nem sabem o que é uma tourada a corda na ilha terceira.
ResponderEliminarQuamtos animais sao morto para sustentar a população, ninguém lembra .
E os abordos que fazem ,matar um ser humano isso ja é legal.
Notícia falsa ! Nojentos são as pessoa que inventem mentiras como estas.
ResponderEliminarCaralho nojentos são os filhas da puta que andam pra aí a violar crianças e animais por diversão e prazer doentio ! Nojentos é andar crianças a passar fome a morrer ,guerras de fome e matar crianças e destruir cidades inteiras só pelo poder ! Por isso meus nojentos de merda não inventem mentiras porque essa notícia é falsa ! O que aconteceu foi acidente . Não foi nada propositado .
Medir as palavras antes de escrever algum artigo , a forma como escrevem induz as pessoas de forma negativa , viva á festa brava!!
ResponderEliminarIsso de touradas deveria acabar pobre desses animais e uma pena ver esse animal acabar assim e não fazem nada
ResponderEliminarVergonha são pessoas como se vê aqui!
ResponderEliminarDesejar o mal a uma pessoa.
Enquanto vocês fazem igual ou pior aos próprios animais e a outros.
As coisas acontecem.
Tenham respeito se querem respeito!