sexta-feira, 13 de abril de 2012

Câmara Municipal de Angra do Heroísmo: contra a degradação da qualidade de vida das pessoas, investe milhares em touradas?

290 mil euros em 2012 para a Feira de São João 

A edição de 2012 da Feira de São João tem um novo modelo contando com apenas três corridas de toiros.
Em causa está a contenção financeira no apoio atribuído pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo à Tertúlia Tauromáquica Terceirense no âmbito do protocolo celebrado entre as partes.
Assim, o cartel dos dias 24, 25 e 26 de Junho coloca em destaque o cavaleiro João Salgueiro, e os matadores de toiros Ivan Fandino e Miguel Angel Perera, respectivamente. A redução de quatro para três espectáculos significa manter a filosofia que definimos na estratégia e adaptar as condições naturais a um ano excepcional. As palavras são de Arlindo Teles, presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (TTT), e foram proferidas ontem na apresentação pública do cartel da Feira de São João de 2012 integrada nas Festas Sanjoaninas.

Face à situação económica actual que atinge os quatro cantos do mundo, justifica, a totalidade do orçamento deste evento taurino disponibilizado pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH) sofreu um corte de cerca de 20 por cento em comparação ao ano transacto.
Assim, os 290 mil euros da verba atribuída em 2012 exigiram a tomada de posição da TTT perante duas possibilidades que passam pelo número de espectáculos e pela qualidade dos mesmos.
“Preferimos manter a qualidade e reduzir o número de espectáculos. O nosso público merece e o projecto assim o impõe. Estamos a falar da melhor Feira do país”, declara Arlindo Teles.

Neste sentido, adianta, a Monumental Praça de Toiros da Ilha Terceira, concelho de Angra do Heroísmo, vai acolher três espectáculos nos dias 24, 25 e 26 de Junho. Mantêm-se o Concurso de Ganadarias e a Corrida de Toureio a Pé por se tratarem da “grande bandeira de promoção internacional”.

Já a Corrida Mista, continua Arlindo Teles, assume apenas dois toiros para toureio a Pé “de modo a compensar a supressão da segunda Corrida a Cavalo”.
“Nós tivemos a compreensão dos ganadeiros e dos artistas. E acreditamos que também vamos ter a compreensão do público”, diz. 

 CONTRATO RENOVADO
Entretanto, o protocolo entre a CMAH e a TTT concretiza-se pelo segundo ano consecutivo.
Em jeito de balanço do ano anterior, o presidente da TTT diz que os resultados foram “muito positivos” quer a nível financeiro quer artístico classificando o projecto “ambicioso”.

“É isso mesmo que queremos repetir, almejámos ser ambiciosos e a Terceira tem vindo a afirmar-se como a Capital Atlântica da Tauromaquia. Esta não é apenas uma das melhores feiras de Portugal, mas sim a melhor”, frisa.

Já Sofia Couto, presidente da CMAH, congratula o “bom e responsável trabalho” da TTT salientando que o mesmo tem sido desenvolvido em regime de voluntariado e sem contrapartidas financeiras.
“Compreendendo a contenção e a menor disponibilidade financeira por parte da autarquia”, conclui.

SALGUEIRO E PERERA
O presidente da TTT reforça as considerações sobre a Feira de São João definindo-a como “marcadamente ecléctica e para vários gostos de afición” e, neste seguimento, destaca as figuras de renome no panorama mundial do toureio, as quais, na sua maioria, já pisaram a arena da ilha Terceira – Miguel Angel Perera Iván Fandiño (toureio a Pé, 3º e 12º lugar do escalafón 2011, respectivamente); e João Telles Jr e João Salgueiro (toureio a Cavalo).

Do cartel deste ano, cumprindo o protocolo entre a CMAH e a Sociedade Tauromáquica Progresso Terceirense, continua Arlindo Teles, fazem parte outros nomes reconhecidos do toureio a Pé: José Luís Moreno e Arturo Saldívar.

Foi ainda dirigida uma palavra de apreço aos ganadeiros por terem manifestado a sua compreensão desde o primeiro contacto da TTT no que toca à idade dos toiros. O objectivo do acordo entre as partes, recorda, tem o propósito de os artistas passarem a lidar apenas toiros com quatro anos sendo que “os animais adultos, com mais trapio, dão mais verdade e prestígio Festa e às Sanjoaninas”.
“Compreendendo os ganhos para a própria imagem e o esforço de acerto das camadas “, acrescenta.

PAMPLONA E LOPES
No que concerne aos artistas locais foram revelados os nomes de Tiago Pamplona e Rui Lopes, cavaleiros terceirenses com duas corridas cada um, e, ainda, João Pamplona que devido ao novo figurino da Feira de São João tem actuação prevista na Corrida das Crianças.
Os grupos de Forcados Amadores da TTT e Amadores do Ramo Grande actuam nas corridas de toureio a cavalo deste ano e competem em ambos os espectáculos. 

AVENIDAS SEM TOURADA À CORDA
Não menos importante é a manifestação popular com mais expressão na ilha Terceira – as tradicionais touradas à corda terão lugar na Prainha (para crianças), dia 23 de Junho; no Porto das Pipas (duas), dia 28; Largo de São Bento, dia 30, em substituição da tradicional nas Avenidas, recuperada há poucos anos; Alto das Covas e São Pedro (Espera de Gado tradicional), dia 24; e, ainda, Rua de São João (Espera de Gado para Crianças), dia 29.


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: Comentários com conteúdo ofensivo e de teor preconceituoso serão eliminados